O tipo de Marketing Digital que todo Negócio deveria ter!

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Você sabe qual é o marketing que funciona para clientes on-line?

Na abordagem tradicional, uma empresa procura consumidores, normalmente por meio de outdoors, panfletagem, ligações de prospecção e e-mails em massa.

Mas quando se trata de negócios on-line, isso não funciona muito bem, pois a tecnologia permite que as pessoas escolham o que querem ver ou ignorar.

Para se livrar de um anúncio indesejado, basta fechar a janela com um clique ou simplesmente rolar a página. Esta é a facilidade com que um possível consumidor pode ignorar completamente a sua oferta.

Então, antes de começar a fazer campanhas com anúncios Google e postagens no Facebook, você precisa entender que existe um tipo de marketing adequado aos hábitos de compra do cliente conectado, chamado de Inbound marketing ou marketing de atração.

O que é marketing de atração (Inbound)?

O Inbound consiste em fazer marketing digital de tal modo que as pessoas procurem pela empresa ou profissional liberal.

Perceba que as posições são invertidas. Você não precisa mais passar uma manhã ou uma tarde inteira fazendo ligações para fechar vendas, os clientes é que irão procurar os seus produtos ou serviços.

E mesmo que as pessoas já procurem por você, elas provavelmente chegam indecisas e demoram um bom tempo tirando dúvidas até que possam decidir o que irão comprar.

Com as estratégias do Inbound, estes consumidores chegarão educados sobre o seu mercado e preparados para a compra, exigindo um tempo bem menor para fechar negócio.

Mas como seria possível atrair este cliente ideal ? A resposta é por meio de conteúdo relevante.

Neste momento, você pode estar se perguntando: “Como assim, conteúdo? As pessoas não leem.” No entanto, para implementar um marketing digital que funcione, esta opinião precisa ser reformulada.

A verdade é que os consumidores usam informações para tomar decisões de compra, pois assim como você, eles também querem economizar tempo e investir dinheiro em algo que os deixe satisfeitos.

E a Internet é a fonte destas informações, onde os clientes podem:

  • Encontrar a marca.
  • Receber sugestões para escolher a opção com melhor custo/benefício.
  • Descobrir sobre funcionalidades.
  • Comparar preços.
  • Resolver quase qualquer problema relacionado ao produto ou serviço que pretendem adquirir ou que já adquiriram.

Você pode notar exemplos cotidianos de situações em que as pessoas pesquisam antes de comprar, tais como a aquisição de:

  • Passagens aéreas
  • Roteiros turísticos
  • Dispositivos móveis – smartphones e tablets
  • Roupas/Calçados/Acessórios
  • Cosméticos
  • Eletrodomésticos

E a lista continua, visto que existe demanda para diversas necessidades.

Captar clientes preparados para a compra por meio de conteúdo relevante agora parece um boa proposta. Mas o que mais o Inbound pode fazer pelo seu negócio? Descubra no tópico a seguir.

3 vantagens de usar o marketing de atração

1. Estabelecer a autoridade da marca

Ao produzir e divulgar conteúdo capaz de ajudar pessoas a resolver problemas, a marca passa a ser reconhecida como uma autoridade em seu segmento de mercado.

Os clientes irão buscar os seus canais de comunicação como blogs, e-mails, redes sociais e materiais ricos como e-books, quando tiverem dúvidas ou problemas.

Um vez que você conquiste a confiança do seu público, os consumidores terão interesse no que você tem a dizer, pois a sua expertise gera valor para as pessoas.

Com uma autoridade on-line estabelecida, o seu negócio tem mais chances de alcançar uma audiência interessada, ávida para ver as novidades do seu portfólio de produtos ou serviços.

2. Menor custo para conseguir clientes

Segundo o relatório “O estado do Inbound marketing no Brasil 2015”, realizado pela HubSpot, o custo de aquisição de clientes é 47% menor para empresas que praticam Inbound, quando comparado com a abordagem tradicional de marketing.

Esta estatística pode se tornar realidade para o seu negócio, independentemente do seu segmento de mercado, afinal a pesquisa foi realizada com empresas brasileiras de todos os tamanhos e indústrias.

A redução do custo de aquisição de clientes deve-se ao fato de que o investimento na produção de um conteúdo ocorre apenas uma vez, e este mesmo conteúdo pode atrair vários consumidores durante anos.

3. Métricas que permitem analisar os resultados do marketing

A capacidade de mensurar resultados constitui um dos pontos fortes do Inbound.

Existem diversas métricas, chamadas de KPIs (Indicador-Chave de Performance), que permitem analisar o resultado das estratégias de marketing.

Dentre os principais KPIs estão:

  • O número de visitas ao site
  • A taxa de abertura de e-mails
  • A taxa de cliques por anúncio
  • A taxa de rejeição – quantas pessoas acessaram o site e, logo em seguida, deixaram de navegar, sem visitar outras páginas do domínio.

Dessa maneira, as estratégias podem ser testadas e ajustadas de acordo com o feedback do público, medido pelos KPIs.

Agora você já sabe que o Inbound é o marketing que funciona para clientes on-line.

Caso queira aprender a implementar este marketing eficiente no seu negócio, inscreva-se na nossa lista logo abaixo e fique atualizado sobre os próximos posts!