O que é Google AdWords?

Tempo de leitura: 2 minutos

Todos nós utilizamos o Google diariamente e volta e meia nos deparamos com Anúncios nos resultados de pesquisas no Google que são um pouco diferentes dos resultados normais. Os mais atentos já devem ter percebido: Isto é publicidade. Esta publicidade foi colocada pelo AdWords, a ferramenta de publicidade do Google.

google-adwords-novas-mudanc%cc%a7as-que-va%cc%83o-afetar-suas-campanhas-2

O que significa Adwords?

Traduzindo o significado do nome da ferramenta, “AdWords”, vem da junção de duas palavras em inglês, são elas:

  • Advertising = Publicidade
  • Words = Palavras

Logo podemos deduzir que seu significado em tradução livre é publicidade de palavras. Isto define a essência da ferramenta, que se baseia nas palavras ou expressões que os usuários do Google utilizam para chegarem ao conteúdo que desejam.

O que é o Adwords?

AdWords é o serviço de publicidade do Google que exibe anúncios em um resultado de busca ou seja, dependendo da palavra buscada no Google ela aciona uma propaganda de anunciantes do AdWords.
O Google AdWords é utilizado por empresas, profissionais liberais, instituições, enfim, todos que desejam anunciar para o seu público-alvo nos resultados de busca do Google. Mas esses anúncios também são exibidos em sites com espaços publicitários voltados aos anúncios do Google Adwords, como por exemplo a Globo, Terra, IG, UOL e muitos outros.

google-adwords-display

A ferramenta do Google AdWords funciona como um leilão de palavras, onde quem paga um maior valor por determinada palavra tem mais chances que seu anúncio apareça, mas não é apenas o valor oferecido pelo anunciante que conta, para o Google AdWords o mais importante que você deve ter em mente é a RELEVÂNCIA. Caso seu anúncio seja relevante a palavra buscada e tenha um bom índice de qualidade, seu anúncio tem a chance de ser exibido no topo das páginas de busca sem que necessariamente você pague mais caro mais que os outros anúncios para isso.

Uma das maiores vantagens do AdWords é que você só será cobrado se alguém clicar no seu anúncio, ou seja para efeito de cobrança não importa quantas vezes seu anúncio aparece mas sim, quantos cliques o anúncio recebeu. Mas não se esqueça da Relevância, pois se seu anúncio aparece muita vezes e ninguém clica o AdWords entende que seu anúncio não é Relevante a determinadas palavras.

A ferramenta não é assim tão diferente

Para percebermos o que é o AdWords, vamos compará-lo aos modelos de publicidade utilizados em outros meios: vamos utilizar o exemplo de uma revista.

Quando lemos uma revista, nela contém anúncios em algumas páginas, inseridos junto ao conteúdo. As empresas que fazem publicidade nestas revistas pagam para exibir seus anúncios e, se houver duas ou mais empresas competindo pelo mesmo lugar na revista, esta revista irá obviamente escolher aquela que pagar mais.

Podemos ver o Google como uma revista gigante na internet, que faz o mesmo com anúncios no seu conteúdo. Estes são estrategicamente colocados, e as empresas que mais anunciam são as que ganham maior exposição.

remarketing-rede-de-display-google-about-marketing